Conheça o Curso de Ciência da Computação

As perspectivas de atuação no Mercado de Trabalho são ótimas para os cientistas da computação, principalmente nas empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, fabricantes de softwares e hardwares e consultorias.

Razões para fazer Ciência da Computação
FAPAN FAPEN

Consultoria

O Cientista de Computação pode atuar como consultor em Software e Soluções de TI para empresas de todos os seguimentos, otimizando processos acelerando resultados e gerar valor.

Internet

Com o avanço da Internet, o Cientista da Computação é o profissional que supre a necessidade de soluções que utilizem as tecnologias de comunicação de forma otimizada se faz cada vez mais necessária.

Smartphones

Os smartphones estão presentes em todos os aspectos da sociedade. Desenvolvedores de jogos e aplicativos têm nesse mercado a possibilidade de explorar um oceano azul de possibilidades.

IoT

A Internet das Coisas (Internet of Things) é uma realidade e o Cientista de Computação da FAPAN está preparados para explorar a infinidade de soluções possíveis utilizando os diversos dispositivos.

O CURSO

O curso de Ciência da Computação forma seus alunos unindo os conceitos teóricos com a prática cotidiana, a fim de desenvolverem e adaptarem sistemas de programação, projetando e desenvolvendo softwares básicos. O curso oferece todo o espectro do conhecimento lógico que é imprescindível para o desenvolvimento de empresas e negócios em todas as áreas do conhecimento humano, de forma ampla, incluindo diferentes trabalhos práticos que envolvem os aspectos científicos, com o desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, processamento de dados científicos e técnicos e criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de softwares.

AS ATIVIDADES PRINCIPAIS

O aluno do curso de Ciência da Computação recebe a formação adequada para desenvolver programas para uso específico (softwares) nas mais diversas áreas de atividades profissionais; detectar erros e problemas em sistemas operacionais e de bancos de dados, de modo a resolvê-los e aplicá-los para o crescimento das empresas; estudar os fundamentos e técnicas da informática, criando novos sistemas operacionais e produtos de software; desenvolver programas de uso genérico para aplicativos comerciais.

O MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho na área de Ciência da Computação tem se expandido há anos e, como esta é uma atividade que é imprescindível para todas as atividades humanas (comerciais, científicas, acadêmicas etc.), potencializadas pelo desenvolvimento e aplicação da Internet das Coisas e da utilização crescente de sistemas embarcados, suas perspectivas para os cientistas da computação são ótimas. Empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, empresas fabricantes de software e hardware e consultorias são mercados abertos e em constante desenvolvimento. De fato, com a expansão da economia, houve um consequente aumento na venda de computadores e equipamentos de informática, o que vem acarretando aumento na demanda de especialistas dessa área. A tendência mundial na área de computação é a terceirização e, atualmente, estão em alta todas as áreas do setor relacionadas com as telecomunicações, multimídia e computação gráfica.

DISCIPLINAS DO CURSO

  • Administração 30h
  • Algebra Linear 30h
  • Análise Matemática 30h
  • Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos 90h
  • Arquitetura de Computadores 30h
  • Aspectos Teóricos da Computação 30h
  • Atividades Complementares 180h
  • Atividades Práticas Supervisionadas 600h
  • Banco de Dados 90h
  • Cálculo Numérico 30h
  • Ciência da Computação Integrada 30h
  • Ciência da Computação Interdisciplinar 30h
  • Ciências Sociais 30h
  • Circuitos Digitais 60h
  • Compiladores e Computabilidade 30h
  • Computação Gráfica 30h
  • Comunicação e Expressão 30h
  • Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos 60h
  • Desenvolvimento em Ambiente Web 60h
  • Direitos Humanos (Optativa) 20h
  • Educação Ambiental (Optativa) 20h
  • Eletricidade e Óptica 60h
  • Engenharia de Software 60h
  • Estágio 420h
  • Estatística e Probabilidade 30h
  • Estrutura de Dados 60h
  • Estudos Disciplinares 100h
  • Geometria Analítica 30h
  • Homem e Sociedade 30h
  • Inteligência Artificial 60h
  • Interpretação e Produção de Textos 30h
  • Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20h
  • Linguagem de Programação Estruturada 90h
  • Linguagem de Programação de Banco de Dados 60h
  • Linguagem de Programação Orientada a Objetos 90h
  • Linguagens Formais e Autômatos 30h
  • Lógica de Programação e Algoritmos 90h
  • Logica Matemática 30h
  • Matemática Discreta 30h
  • Metodologia do Trabalho Acadêmico 30h
  • Métodos de Pesquisa 30h
  • Noções de Direito 30h
  • Orientação - Estágio 30h
  • Paradigmas de Linguagens 30h
  • Processamento de Imagem 30h
  • Projeto Lógico de Computadores 30h
  • Qualidade de Software 60h
  • Redes de Computadores 30h
  • Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20h
  • Sistemas de Informação Inteligentes 30h
  • Sistemas Distribuídos 60h
  • Sistemas Operacionais 60h
  • Sistemas Operacionais Abertos 90h
  • Telecomunicações 30h
  • Teoria dos Grafos 30h
  • Tópicos de Ambiente Web 60h
  • Tópicos de Atuação Profissional - Ciência da Computação 30h
  • Tópicos de Matemática Aplicada 30h
  • Trabalho de Curso I 30h
  • Trabalho de Curso II 30h