Ocorreu no dia 20/11/2018 a terceira reunião do Projeto de Pesquisa em Ciência de Dados. Participaram da reunião os Voluntários de Iniciação Científica Roberto Danilo, Leandro Augusto, Alex Cunha, Franciney Souza, Arthur Afonso, Victor César, Laura Suzany, Leonice Queiroz e Augusto Moraes, e o professor Diemisom Melo, que coordena o projeto.

Nesta primeira etapa, está ocorrendo a capacitação da equipe na Linguagem de Programação Python e suas bibliotecas e ferramentas para Data Science, como Numpy, Pandas, Matplotlib e Scikit learn. Importante ressaltar que os próprios membros do projeto estão treinando a equipe, desenvolvendo assim diversas habilidades, as chamadas Soft Skills, muito importantes para o mercado de trabalho atual.

Ainda no eixo de capacitação da equipe e treinamentos abertos ao público externo, estão previstos para o início de 2019 cursos e eventos relacionados a Técnicas e Algoritmos de Machine Learning e uso de ferramentas para coleta de dados.

Paralelamente, estão sendo definidos os temas de subprojetos que serão executados pelo grupo. Em seguida, serão formados SQUADS para execução dos subprojetos.

Foram apresentados 2 temas de pesquisa:

  • Trade Bot baseado em Machine Learning: O voluntário de Iniciação Científica César Correia apresentou o tema, que consiste em utilizar um modelo gerado por Inteligência Computacional para realizar operações de trading no mercado financeiro. Ainda será escolhido o Ativo que será negociado. Também atua neste subprojeto a voluntária de IC Laura Suzany.
  • Classificação de Séries Temporais: Foi apresentada a proposta de estudo e implementação de técnicas baseadas em Novas Arquiteturas de Redes Neurais Artificiais para Classificação de Séries Temporais. O SQUAD para este tema está em formação.

Durante a próxima reunião serão apresentados mais 4 temas:

  • Educational Data Mining: Roberto Danilo.
  • Chat Bot Inteligente para auxílio na manipulação de Medicamentos: Leonice de Araújo.
  • Previsão de risco de vida relacionado a doenças hepáticas: Diemisom Melo.
  • Web Scraping e Web Crawling com Python: Alex Cunha.

SQUADS: Grupos pequenos multidisciplinares, em que os membros possuem habilidades que se complementam, trabalhando com autonomia na execução de projetos, utilizando técnicas ágeis de gestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here